domingo, 9 de novembro de 2014

Pós-operatório

Oiiii, boa noite..

Bom, vou contar um pouco do meu pós-operatório.

Como fiquei 1 dia internada logo após a cirurgia, recebi alta às 07:30 da manhã. 
O médico foi no meu quarto ver como eu estava e dar algumas orientações, e logo depois veio outra enfermeira dar mais algumas orientações, como:

- Não fazer nenhum tipo de esforço;
- Não ficar deitada o tempo todo, procurar ficar sentada e andar um pouco pela casa para a circulação;
- Não levantar o braço por uns 3 dias (por causa da prótese de mama);
- Beber bastante água;
- Tomar banho depois de 3 dias, podendo tirar a cinta, porém NADA DE TIRAR O SUTIÃ CIRÚRGICO.
- Não levantar sozinha, pedir sempre a ajuda de alguém.
- Não pegar sol nos roxos que estavam no braço, por causa do soro.

Então, 07:30 recebi alta, mas só fui pegar a estrada para voltar para casa 11:00 já que estava esperando meu pai chegar em Florianópolis, pois moro em outra cidade.

Quando fui chamar minha mãe para começarmos a arrumar as coisas para voltar para a casa, ela me ajudou a levantar da cama, fui até o banheiro escovei meus dentes, pedi para pentear meu cabelo e nessa hora comecei a me sentir muito mal. Fiquei tonta, falta de ar, sensação ruim, minha mãe correu pra chamar a enfermeira pra ajudar a me colocar na cama, então a enfermeira me deitou, colocou meus dois pés para cima e a tontura foi passando. Ela disse que é completamente normal ter uma queda de pressão. E que se por acaso acontecer isso em casa, fazer a mesma coisa, deitar e alguém levantar as duas pernas. Então, antes de eu ir ela mediu a pressão para ver como estava e me deu um comprimido de dipirona.

Indo para a casa, foi tranquilo. Cheguei, fui assistir tv, fiquei 3 dias só "tomando banho" com lenço umedecido (SIM, agoniante). 

Passava bem a noite, tomava meus remédios que foram receitados. O ruim é ter que dormir de barriga para cima. Chega um certo momento em que as costas já não aguentam mais, mas nada que não dê para aguentar.

Eu sinceramente não senti dor desde o momento que terminou a cirurgia ATÉ HOJE. Comprei todos os remédios anti-inflamatórios, pra dor, e os de dor NUNCA ABRI. Claro que isso depende de pessoa para pessoa, tem gente que sentiu muita dor depois que colocou a prótese, como a minha irmã. Mas eu não senti dor nem nos seios nem onde fiz a lipo. Menos mal...

Bom, passando os 3 dias (fiz a cirurgia na terça, primeiro banho na sexta) finalmente pude tomar um banho, ainda assim, o braço era difícil lavar para não molhar o sutiã, já que eu não poderia tirá-lo, e o cabelo fui até o salão. 


Ahhh, para tirar a cinta pela primeira vez, eu sempre li em blogs e sites que a sensação era horrível, que você iria passar mal, e na hora que levantasse (porque teria que tirar a cinta deitada) parecia que iria estar tudo caído.
Tudo comigo por ao contrário. 
Eu sou meio medrosa pra certas coisas, e uma delas era ter que tirar a cinta pela primeira vez e sentir tudo isso que eu li. 
Minha mãe tirou a cinta, eu tava com muito medo de olhar, não sei, imaginaria que eu iria estar toda roxa, e para a minha surpresa lá estava eu,  nenhum roxinho. Foi tirado o micropore com a gaze que estava desde o dia da cirurgia, para colocar só o micropore depois do banho e dali em diante secar com o secador morno ou frio e colocar rifocina sobre eles. Meus pontos são mínimossssss. Não dá pra imaginar como eles conseguem "enfiar" algo por eles. 
Quando levantei também, não senti que estava tudo caído, foi super tranquilo.


Depois de uma semana, tive o meu retorno para tirar os pontos. A enfermeira que tirou, mostrou as cicatrizes dos seios, estava bem seca já, um pouco pretinha e disse que não precisava mais colocar micropore sobre as cicatrizes da lipo. Só precisava trocar o micropore dos seios de 1 em 1 semana e colocar rifocina sobre ele, lembrando que sempre secando depois de molhar.

Abaixo, algumas fotos...


              Um dos meus pontos (estava riscada com a caneta ainda do médico com as marcações).



                                                 Com 3 dias, bem inchada ainda...



                                           Já tinha começado a minha drenagem...
                                                                Cicatrização seio direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário